

Os principais partidos federais encontram-se num empate virtual, de acordo com a mais recente sondagem realizada pela Nanos Research para a CTV e The Globe and Mail.
Os números mais recentes para os três principais partidos:
Conservadores: 31.7 por cento
NDP: 30.8 por cento
Liberais: 30.5 por cento
Foi perguntado aos eleitores: “Se uma eleição federal fosse realizada hoje, poderia classificar as suas duas principais preferências de voto atuais?”
O rastreamento diário apresenta números com base numa amostra de três dias composta por 1.200 entrevistas.
A margem de erro para um inquérito de 1.089 eleitores decididos é de ± 3,0 pontos percentuais.
As Regiões:
Os Conservadores estão a liderar nas Pradarias com 51,0 por cento
No Quebec e Columbia Britânica, o NDP apresenta-se como o partido mais popular. Na Columbia Britânica, 37,1 por cento dos inquiridos escolheu os Novos Democratas como a sua primeira escolha. No Quebec, 45,4 por cento fizeram o mesmo.
Os Liberais têm o maior apoio na costa atlântica do Canadá, com 43,8 por cento
Também digno de nota: a última observação mostra que a corrida no Ontário está a ser disputada entre os Conservadores (35,9 por cento) e os Liberais (35,5 por cento)
Margens de erro regionais: Columbia Britânica: 7,8 por cento, pradarias: 6.7 por cento, Ontário: 5,5 por cento, Quebec: 6,1 por cento, Atlântico: 9,5 por cento
Segunda escolha:
Quando solicitado para classificar a sua segunda escolha, 52 por cento dos eleitores colocaram os Liberais em primeiro, com o NDP a ser a segunda escolha.
Dos que escolheram o NDP como a sua primeira escolha, 49 por cento apontaram os Liberais como a sua segunda escolha.
Entre aqueles que favoreceram os Conservadores, 34 por cento disseram que iriam escolher os Liberais em segundo, 20 por cento disseram que iriam escolher o NDP como segunda opção, e 40 por cento disseram que não têm uma segunda opção.
Metodologia da Sondagem:
Uma sondagem telefónica aleatória – quadro-duplo nacional (telefone de casa e telemóvel) – é conduzida a cada noite pela Nanos Research durante toda a campanha utilizando agentes reais. Cada noite, um novo grupo de 400 eleitores são entrevistados. Os números diários de rastreamento são baseados numa amostra de três dias composta por 1.200 entrevistas. Para atualizar o rastreamento, um novo dia de entrevista é adicionado e o dia mais antigo deixa de contar. A margem de erro para um inquérito de 1.200 entrevistados é de mais ou menos 2,8 pontos percentuais.