

A economia canadiana ganhou 12.000 postos de trabalho em agosto, sustentados por um ganho no emprego a tempo inteiro, mas mais pessoas estavam à procura de trabalho e a taxa de desemprego permaneceu mais elevada pela primeira vez em meses, disse a Statistics Canada na sexta-feira.
A agência federal referiu que a taxa de desemprego aumentou para 7,0 por cento para o mês, um aumento de 0,2 por cento face aos anteriores 6,8 por cento, onde se manteve estável por seis meses consecutivos.
Segundo a Thomson Reuters, os economistas esperavam que a economia perdesse 4.500 postos de trabalho em agosto e a taxa de desemprego permanecesse em 6,8 por cento.
O aumento global acontece numa altura em que o número de empregos a tempo inteiro cresceu 54.400, em contraste com uma perda de 42.400 postos de trabalho a tempo parcial.
Os números de trabalho acompanham os dados do comércio no início desta semana que eram mais fortes do que o esperado, acrescentando força para o caso de que a economia está a melhorar depois de cair em recessão no primeiro semestre do ano. A Statscan diz que a economia cresceu em junho, aumentando as esperanças de que a queda foi de curta duração e que a segunda metade do ano iria mostrar crescimento.
O Banco do Canadá cortou a sua taxa de juro duas vezes este ano num esforço para fornecer uma almofada para a economia, que tem sido duramente atingida pela queda dos preços do petróleo, que começou no ano passado.
O banco central, que faz o seu próximo anúncio da taxa de juros na próxima semana, previu que a economia vai crescer a um ritmo anual de 1,5 por cento no terceiro trimestre antes de passar para um ritmo de crescimento de 2,5 por cento nos últimos três meses do ano.
O relatório de trabalho de sexta-feira indica que Saskatchewan liderou em agosto ao acrescentar 4.000 empregos, enquanto que a Terra Nova e Labrador adicionou 3.100. Manitoba adicionou 2.700 e New Brunswick aumentou em 2.400. Houve pouca mudança nas outras províncias, especificou a Statistics Canada.
O emprego da administração pública cresceu 14.000 em agosto, enquanto que os serviços educacionais tiveram um ganho de 11.100 postos de trabalho.
No global, o emprego no setor público registou um ganho de 27.200 para o mês, enquanto o setor privado ganhou 6.300 postos de trabalho.
O número de trabalhadores por conta própria caiu 21.600.
A Estatísticas Canadá também informou na sexta-feira que a taxa de desemprego para os estudantes de 15-24 anos, durante os meses de verão, de maio a agosto, foi de 16,8 por cento, semelhante ao que fora registado durante o mesmo período do ano passado.
Isso, em comparação com uma taxa de desemprego de 10,3 por cento para os não-estudantes na mesma faixa etária.
Num relatório separado, a Statistics Canada informou que a produtividade do trabalho das empresas caiu 0,6 por cento no segundo trimestre, após uma queda no primeiro trimestre de 0,5 por cento.
A agência disse que a produção das empresas diminuiu a um ritmo semelhante ao primeiro trimestre, enquanto as horas trabalhadas continuaram a aumentar.
Fonte: Canadian Press