
A primeira mulher canadiana e das Primeiras Nações a vencer o concurso Mrs. Universe está a usar a sua nova fama para exortar as pessoas aborígenes no Canadá a votar para expulsar os Conservadores na eleição federal.
Callingbull-Burnham, que é da Enoch Cree Nation de Alberta, oeste de Edmonton, venceu o concurso Mrs. Universo em 29 de agosto. O concurso de beleza internacional começou em 2007 e centra-se em participantes casados.
Desde a sua vitória, Callingbull-Burnham tem vindo a público falar sobre as preocupações das Primeiras Nações no Canadá.
“Eu acredito que este governo foi criado para trabalhar contra nós e não para nós”, disse Ashley Callingbull-Burnham, durante uma entrevista com Rosemary Barton no programa Power & Politics da CBC na quarta-feira.
Ela afirmou que a habitação adequada, água limpa, educação adequada e oleodutos são todas questões importantes para as pessoas das Primeiras Nações.
Callingbull-Burnham está ansiosa para usar o seu estatuto como a Mrs. Universe para expressar as preocupações dos povos das Primeiras Nações e aumentar a consciencialização sobre a importância do voto.
“Um voto pode fazer a diferença”, sublinhou, explicando como ela vai certamente votar na eleição federal. Ela incentivou outras pessoas das Primeiras Nações a registar-se para votar e dirigir-se às urnas no dia da eleição.
Callingbull-Burnham não especificou em quem ela iria votar. Ela ainda está indecisa sobre qual o partido que vai ter o seu voto, embora ela tenha garantido que não vai votar nos Conservadores.
Ela não descartou uma futura corrida eleitoral sua para o cargo de primeiro-ministro.