ANGOLA É O OITAVO PAÍS AFRICANO COM MAIOR NÚMERO DE INVESTIMENTOS CHINESES

LusaWashington, 24 ago (Lusa) – Angola é o oitavo país africano onde há mais investimentos chineses, 189, de acordo com a contabilização feita pelo instituto norte-americano Brookings, com base em números oficiais, numa lista liderada pela Nigéria, com 404.

“Os dados recolhidos junto do Ministério do Comércio da China sobre todas as empresas que investiram em África entre 1998 e 2012 foram categorizados em 25 setores, englobando as pequenas e as médias empresas que investiram no continente, e contrariamente à perceção geral, houve poucos investimentos nos setores dos recursos naturais”, escrevem os investigadores no resumo do relatório.

Segundo o documento da Brookings Institution ‘Why is China investing in Africa? Evidence from the firm level’, de 30 páginas, assinado por Wenjie Chen, David Dollar e Heiwai Tang, que analisa os investimentos de mais de duas mil empresas chinesas em 49 países africanos, a maioria dos projetos de investimentos chineses em África foi canalizado para o setor dos serviços, com um número significante também na área da manufaturação.