

A associação de desportos Pan-Americanos diz que quatro atletas foram afastados da competição internacional depois de testes de drogas positivos, noticiou a Canadian Press.
A associação refere que três dos atletas – Cinthya Vanessa Dominguez Lara do México, Nelson Gomez de Porto Rico e Javier Jesus Ortiz Angulo da Colômbia – testaram positivo para esteroides anabolizantes.
Esta acrescenta que o quarto atleta, Mario Mercedes Castillo, da República Dominicana, testou positivo para um estimulante proibido.
Eduardo De Rose, presidente da comissão médica da organização, diz que qualquer grande evento desportivo tem uma série de violações antidoping, mas é surpreendente ver esta quantidade de casos tão cedo nos Jogos.
Dominguez Lara é uma levantadora de peso e os outros três são jogadores de basebol.
A delegação do Peru adianta que o nadador Mauricio Fiol, medalhista de prata nos 200 metros mariposa, também testou positivo para esteroides e foi suspenso da equipa.
Em comunicado, a equipa de Peru diz: “Lamentamos profundamente o incidente, que afeta não só o atleta, mas todos os peruanos.”
Fiol tem a opção de pedir o resultado da amostra B.
O Canadá poderá beneficiar caso Fiol venha a perder a sua medalha, com Zack Chertat (bronze) a poder ser promovido para a medalha de prata, enquanto que o seu companheiro Alec Page subiria ao terceiro lugar.
A Pan Am Sports Association salienta que não vai confirmar ou comentar quaisquer potenciais casos de doping durante 48 horas depois de receber os resultados dos testes, a fim de dar aos atletas afetados a oportunidade de abordar as alegações.
