12 COISAS LIVRES PARA FAZER EM TORONTO ESTE VERÃO

Brant Matthews, aka The Fire Guy salta através de um aro em chamas com o seu skate durante o dia de abertura do Scotiabank Buskerfest em Toronto - 25 de agosto de 2011. The Canadian Press/Aaron Vincent Elkaim
Brant Matthews, aka The Fire Guy salta através de um aro em chamas com o seu skate durante o dia de abertura do Scotiabank Buskerfest em Toronto - 25 de agosto de 2011. The Canadian Press/Aaron Vincent Elkaim
Brant Matthews, aka The Fire Guy salta através de um aro em chamas com o seu skate durante o dia de abertura do Scotiabank Buskerfest em Toronto - 25 de agosto de 2011. The Canadian Press/Aaron Vincent Elkaim
Brant Matthews, aka The Fire Guy salta através de um aro em chamas com o seu skate durante o dia de abertura do Scotiabank Buskerfest em Toronto – 25 de agosto de 2011.
The Canadian Press/Aaron Vincent Elkaim

É finalmente verão na cidade e não há falta de coisas divertidas para fazer. E o melhor de tudo, estas ideias não vão ter impacto na sua carteira. Veja abaixo 12 sugestões, uma seleção da CP24.

1. Ioga ao ar livre
Existem alguns encontros gratuitos para ioga ao ar livre na cidade, mas o evento Flow-ative’s Yoga in High Park parece estar a receber mais atenção. As aulas gratuitas têm lugar todos os domingos, pelas 10 horas, até ao dia 6 de setembro. As rotinas variam a cada semana. A página do evento faz questão de mencionar que as rotinas sempre acomodam principiantes.

2. Música gratuita
Há alguns eventos para os entusiastas da música clássica e jazz.

Summer Music in the Garden
O Toronto Music Garden no Harbourfront na Queens Quay recebe apresentações gratuitas de música clássica, a maioria às quintas-feiras (19:00 horas) e domingos (16:00 horas). Os concertos às vezes podem ser tão populares que os organizadores incentivam as pessoas a trazer as suas próprias cadeiras de relva caso os bancos estejam cheios.

Sunday Serenades
Há mais concertos em abundância na cidade neste verão. A Mel Lastman Square está a apresentar uma série de concertos de jazz, swing e big band. A entrada é livre e os concertos têm lugar aos domingos a partir das 19:00 horas, entre 5 de julho e 16 de agosto.

Beaches International Jazz Festival
Há ainda mais jazz para ser ouvido. Se vive perto das Praias pode preferir este festival de jazz anual, que vai decorrer entre 10 e 26 de julho. O evento é dito ser o maior festival de jazz gratuito no Canadá.

3. Salsa no festival de rua da St. Clair
Aprenda a dançar música ao vivo neste festival Midtown. O festival arrancou no dia 4 de julho e transforma a rua numa festa de dança. A entrada é gratuita.

4. BuskerFest
Assista a algumas atuações de rua para uma boa causa. O festival, entre 27-30 de agosto, estende-se ao longo do núcleo da baixa entre a Yonge Street, desde as ruas Queen e College. A entrada baseia-se no conceito de donativo (valor ao critério da pessoa), mas os lucros serão direcionados para o festival e para a Epilepsia Toronto.

5. Filmes gratuitos

Sail-In Cinema
Assistir a filmes ao ar livre é uma marca do verão, mas o Sail-In Cinema tem a sua tela de dois lados flutuando na água para que possa assistir a partir de um barco ou em terra. Eles também têm filmes dos anos 80. A entrada é gratuita. As exibições na Sugar Beach serão realizadas entre 20 e 22 de agosto.

TIFF no Parque
De volta à terra seca, o TIFF estará a apresentar a sua própria série de filmes ao ar livre. Os filmes incluem favoritos como Annie Hall, O Discurso do Rei e Orgulho e Preconceito. Traga os seus lanches para a David Pecaut Square em algumas quartas-feiras, entre julho e setembro.

6. Festivais e mercados culturais
Há tantos eventos culturais de verão à volta da cidade de Toronto que seria quase impossível enumerá-los a todos. O Night it up! imita os mercados de noite em Taiwan, Hong Kong e outras cidades asiáticas. Há comida e bugigangas para venda além de música ao vivo, filmes e jogos. O mercado está programado para decorrer entre 24-26 de julho no Markham Civic Center. Caso não resida na área, pode apanhar um dos autocarros de transporte disponíveis. Outros festivais incluem o Festival da Índia a ter lugar na Yonge-Dundas Square e na Centre Island ou o festival de verão japonês Matsuri, que também está a ter lugar na Yonge-Dundas Square. Há também o Taste of the Danforth, o Carnaval Caribe Toronto, além de outros festivais de bairro que comemoram a herança dessa comunidade.

7. Um dia no museu
Os museus podem ser muito caros para entrar mas alguns museus de Toronto têm a iniciativa (dias) “pague o que você pode”. O Textile Museum of Canada leva a efeito a admissão do tipo às quartas-feiras, entre as 17:00 e 20:00 horas. A entrada no Museu de Arte Contemporânea Canadiana é gratuita às terças-feiras (11:00-18:00 horas). Finalmente, a Galeria de Arte do Ontário é gratuita para alunos do ensino secundário às terças-feiras, após as 15:00 horas, e para todos os outros às quartas-feiras entre as 18:00 e 20:30 horas.

8. Caminhada à volta de um mercado vintage
Há um grande número de apresentações vintage em Toronto, mas muitas destas têm uma taxa de entrada. O Lincoln: Pop-Up Market é um local de arte, design, moda e mostra do vintage em Etobicoke. Este verão, tem lugar no quarto domingo de cada mês e é de livre acesso.

9. Shakespeare in High Park
Assista a um pouco de Shakespeare sob as árvores e as estrelas para a admissão pague o que pode. O High Park Amphitheatre estará a apresentar Júlio César e A Comédia dos Erros a cada noite (20:00 horas).

10. Toronto Book Swap
Embora não tenha que pagar a entrada, este evento vai custar-lhe alguns livros. Vá até ao The Central em 11 de julho com os seus livros antigos e troque-os por outros livros usados. Poderá encontrar algumas joias e conhecer alguns amantes de livros. (Caso não traga livros antigos para trocar, terá de pagar 2 dólares por cada livro que queira comprar.)

11. Panamania
O Panamania é um festival de artes e cultura que decorre durante os Jogos Pan Am e Parapan Am. Ainda que alguns dos eventos tenham um custo de bilhete, muitos deles são gratuitos. Como parte do festival, The Power Plant está a sediar uma série de exposições gratuitas. Há também uma série de concertos que são gratuitos e abertos ao público com atuações de Lights, USS, Marianas Trench, A Tribe Called Red e muito mais. Outro evento gratuito, o Watecolour, terá projetos com curadoria do Textile Museum of Canada flutuando através da Sugar Beach para abrir e fechar as competições de vela.

12. Vá para uma caminhada
O trilho no Scarborough Bluffs oferece uma excelente vista de falésias e costa completos com gaivotas. O trilho do rio Don estende-se cerca de 13 km e está aberto a ciclistas e pedestres igualmente. Alguns outros trilhos que percorrem a faixa de 10 km são o Leslie Street Spit Trail, o Rosedale Ravine Trail e o Etobicoke Creek Trail.