
A importação de medicamentos canadianos pelos Estados Unidos da América (EUA) está a gerar desconforto no Canadá. A Health Canada emitiu ontem um aviso, depois de uma aprovação dada pelas autoridades americanas à Florida. A agência ameaça proibir a venda dos produtos, se puser em causa o fornecimento no Canadá.
O Governo do Canadá garante fazer o que for necessário para salvaguardar o abastecimento de medicamentos do país. A declaração surge depois de a U.S. Food and Drug Administration ter aprovado o plano do Estado da Florida de importar a granel determinados medicamentos canadianos sujeitos a receita médica.
Num aviso emitido esta segunda-feira, dia 8 de janeiro, a Health Canada diz que a importação a granel não é uma solução eficaz para o problema dos preços elevados dos medicamentos nos EUA.
De acordo com a agência, foram implementados regulamentos ao abrigo da ‘Food and Drugs Act’. Se a compra dos medicamentos por outros países contribuir para a escassez no Canadá, a venda é proibida.
A Health Canada ameaça tomar medidas, caso os medicamentos necessários aos canadianos sejam vendidos no estrangeiro.
“O departamento não hesitará em tomar medidas imediatas para resolver irregularidades”, avisa a organização.
Em cima da mesa estão “medidas corretivas”, “avisos públicos” ou “outras formas de comunicação”. Se for necessário, vai mesmo visar as licenças de quem violar a proibição de exportação.
