Habitação: Peritos preveem “ponto de viragem” no mercado imobiliário do Canadá

Foto: RDNE Stock Project/Pexels
Foto: RDNE Stock Project/Pexels

Os economistas preveem um “ponto de viragem” no mercado da habitação este ano. Os cortes nas taxas de juro devem verificar-se já a partir do segundo trimestre de 2024.

2023 foi um ano de prudência na habitação, impulsionada pelo aumento dos custos dos empréstimos. Mas o mercado imobiliário está prestes a recuperar, dizem os peritos.

Há previsões de que o Banco do Canadá vai começar a reduzir a sua taxa de juro diretora do nível atual de 5% já no segundo trimestre deste ano.

Economistas do TD Bank falam mesmo num “ponto de viragem” e dizem que “o mercado, pelo menos do ponto de vista da procura, já está a começar a mudar”.

Por sua vez, a Associação Canadiana do Setor Imobiliário (Canadian Real Estate Association) diz que as condições do mercado têm sido mais fracas desde o final do verão passado, com os vendedores a juntarem-se aos potenciais compradores.

Nos últimos tempos, as descidas de preços têm-se verificado, sobretudo, em Ontário. Mas os preços das casas também começaram a abrandar no final do ano em Fraser Valley, Winnipeg e Halifax.

Noutros locais, os preços mantiveram-se firmes ou continuaram a subir em províncias como Alberta, Saskatchewan, New Brunswick, Prince Edward Island e Newfoundland e Labrador.