Paços de Ferreira, Porto, 28 mar (Lusa) — Quando um jovem empresário do vestuário precisa de mão-de-obra qualificada para confecionar roupas para a Max Mara ou Isabel Marant e o centro Modatex faz formação à medida, a solução é abrir um curso de costura na própria fábrica.
“Nos últimos dois anos estivemos em processo de recrutamento de costureiras. Entrevistámos umas 200 a 300 pessoas e a taxa de recrutamento foi baixa”, porque a qualificação para trabalhar nesta área estava, também ela, “baixa”, explicou à Lusa Filipe Prata, 39 anos, dono da empresa LaGofra, explicando que os clientes internacionais que tem – como a Max Mara, Isabel Marant, Henrik Vibskov, APC, Damir Doma, Orla Kiely ou Reality Studio – exigem qualidade acima de tudo.
Filipe Prata descobriu, no entanto, que o Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios – tinha um curso de costura preparado para formar profissionais da área em cinco meses e avançou para uma parceria, traduzida numa formação na sua própria fábrica de vestuário. Para obter o melhor recrutamento de formandos, contou também com o apoio do Centro de Emprego.