
Desde que um Governo minoritário liberal foi eleito em 2019 e depois novamente em 2021, as intenções de voto entre os canadianos têm-se mantido em grande parte lado a lado com os conservadores. Mas uma sondagem da Ipsos, divulgada hoje, revela que os conservadores estão à frente dos liberais em termos de apoio dos eleitores, quebrando este impasse.
O impasse entre os apoiantes dos liberais e dos conservadores parece ter sido quebrado, segundo nova sondagem da Ipsos, com os conservadores a ficarem ligeiramente à frente.
A sondagem mostra que 37% dos canadianos disseram que votariam no Partido Conservador de Pierre Poilievre, o que representa um aumento de quatro pontos desde fevereiro.
Assim, se as eleições federais se realizassem amanhã, os liberais ficariam para trás, com 32% dos votos, ou seja, um ponto a menos do que obtiveram há quatro meses, quando a Ipsos realizou a sua última sondagem.
Os Novos Democratas concluíram um acordo de governação com o Governo minoritário liberal em março de 2022, concordando em apoiar os liberais em votações importantes na Câmara dos Comuns até junho de 2025, desde que as principais prioridades, como os cuidados dentários, avancem.
No entanto, o CEO global da Ipsos Public Affairs, Darrel Bricker, disse que, neste momento, é difícil para o NDP destacar-se do Governo por estar tão alinhado com os liberais.
Os dois principais partidos federais do Canadá mantiveram os seus lugares nas eleições federais parciais que tiveram lugar em Ontário, Manitoba e Quebec no mês passado. Mas, tal como os institutos de sondagem tinham previsto, algumas das eleições foram mais renhidas do que em ocasiões anteriores.
Na província mais populosa do país, Ontário, os liberais e os conservadores obteriam, cada um, cerca de 38% se as eleições se realizassem amanhã.