CAMPOS DE BATALHA REGIONAIS

Bandeira CanadáOs Conservadores continuam a manter vantagens substanciais nos seus redutos tradicionais, com 53 por cento de apoio em Alberta e 43 por cento nas províncias de Saskatchewan e Manitoba. Os Liberais estão em segundo lugar em ambas as regiões, com 23 e 31 por cento, respetivamente. Os Novos Democratas aparecem em terceiro, com 14 por cento, em Alberta, e 17 por cento nas pradarias.
Os Liberais têm uma vantagem confortável no Canadá Atlântico, com uma intenção de voto de cerca de 51 por cento. Os Conservadores ficam-se pelos 22 por cento, enquanto que o NDP não vem muito atrás, com 18 por cento.
Os grandes campos de batalha eleitoral parecem estar reservados para as províncias do Ontário, Quebec e Columbia Britânica.
Os Liberais estão à frente, na Columbia Britânica, com o apoio de cerca de 33 por cento, com os Conservadores logo atrás com 29 por cento e o NDP com 22 por cento.
No Ontário, os Liberais e os Conservadores parecem estar numa corrida “mais apertada”, com os Liberais a terem uma margem de 38 por cento de apoio, e os Conservadores de 37 por cento. Já os Novos Democratas estão em dificuldades, surgindo com uma média de 17 por cento de apoio no Ontário.
Os Liberais lideram no Quebec (margem mínima), com uma média de 29 por cento, contra 26 por cento para os Novos Democratas (ainda que com uma vantagem entre os francófonos, o NDP tenha uma vantagem confortável sobre o número de lugares que possa vir a ganhar).
Contudo, parece existir uma luta a quatro no Quebec, com apenas duas, das 12 sondagens mais recentes, a darem mais de 33 por cento de apoio a qualquer partido. Atrás dos Liberais e do NDP, os Conservadores ficam-se pelos 21 por cento e o Bloc Québécois por 19 por cento.