O jornalista Bosco da Costa, representando a CMCTV participou numa conferência com o líder do Partido Conservador em Mississauga, no passado domingo, dia 30 de Outubro. Pierre Poilievre foi questionado pela nossa equipa sobre suas propostas para os imigrantes indocumentados.
O líder do partido conservador, Pierre Poilievre, convocou uma conferência de imprensa no último Domingo para discutir suas plataformas políticas.
O encontro com jornalistas aconteceu no Centro Cultural Polonês João Paulo II, em Mississauga.
Poilievre foi eleito o novo líder conservador depois de um momento de grande instabilidade no partido.
O antigo líder, Erin O’Toole, renunciou no início do ano após a maioria do partido votar pela sua saída. Ano passado, O’Toole perdeu as eleições para o Liberal e atual Primeiro Ministro, Justin Trudeau. Desde a derrota, OToole encarava uma vasta resistência dentro do próprio partido.
Enquanto um novo líder não era escolhido, coube a Candice Bergen liderar o partido. A conservadora concedeu entrevista exclusiva à CMCTV em que refletiu sobre o momento do partido.
As eleições para o novo líder do partido também foram tumultuadas. Um dos favoritos à disputa, o presidente da câmara de Brampton, Patrick Brown, foi impedido de participar da eleição. O partido acusou Brown de cometer irregularidades no uso de recursos financeiros. Patrick Brown nega todas as acusações.
Em setembro deste ano, depois de um processo eleitoral controverso, Pierre Poilievre foi eleito o novo líder do partido conservador.
Poilievre nasceu em 3 de Junho de 1973 em Calgary. Sua mãe tinha apenas 16 anos quando deu à luz e preferiu colocá-lo para adoção. Um casal recém chegado de Saskatchewan resolveu adotá-lo. Sua paixão por política começou por influência da mãe adotiva, que o levava para reuniões do partido conservador.
Com apenas 24 anos, venceu sua primeira disputa política, assegurando o primeiro mandato como deputado federal.
Em 2017 se casou em Sintra, Portugal, com Anaida Polievre. Anaida nasceu em Caracas, na Venezuela. Com oito anos, em 1995, emigrou para o Canadá com sua família.
Anaida e Pierre são pais de dois filhos: Valentina e Cruz.
Pierre chega à liderança do partido com uma tática de propaganda mais jovial e em sintonia com tendências da internet. Sua estratégia é criar vídeos virais que possam ser facilmente compartilhados nas redes sociais.
Os vídeos são carregados de humor e críticas ao atual primeiro-ministro. Em um deles, Polievre finge compartilhar um pequeno almoço com Justin Trudeau para criticar a alta de preços dos alimentos. O vídeo virou um sucesso imediato e até foi parodiado pelo programa 22 minutes da CBC.
Durante a conferência, Poilievre falou sobre suas plataformas de governo e não poupou críticas à crise econômica do governo Trudeau, a qual jocosamente se referiu como “Justinflation”.
Pierre defendeu a diminuição do Estado, redução de impostos e o livre mercado.
Quando questionado por nossa equipa sobre a regularização de trabalhadores luso-canadianos indocumentados, respondeu apenas que caso fosse primeiro-ministro, facilitaria que pessoas honestas e trabalhadoras se regularizassem no país.
Para novos imigrantes, prometeu que caso vire Primeiro-Ministro, facilitará a validação de diplomas estrangeiros e investirá em programas de fomento à imigração especializada.