
Duas mulheres canadianas foram atacadas por um urso preto enquanto caminhavam pela natureza em British Columbia (B.C.). A polícia diz ter sido obrigada a matar o animal. Uma especialista considera tratar-se de um incidente “predatório” raro.
Uma especialista diz que o ataque de um urso preto a uma família no nordeste de British Columbia (B.C.) é um incidente “predatório” raro.
De recordar que duas mulheres foram gravemente feridas por um grande urso preto macho enquanto caminhavam pela natureza, na segunda-feira, dia 3 de outubro.
A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) diz ter disparado contra o urso, uma vez que o animal parecia estar “a guardar as vítimas”, não podendo ser afugentado.
Ellie Lamb, da Get Bear Smart Society, explica que ao derrubar as vítimas perto de Dawson Creek e ficar perto delas durante mais de uma hora, o urso provavelmente encarou as mulheres como comida.
Lamb diz que os ursos podem ter comportamentos predatórios em relação aos humanos se forem tratados de forma inadequada em idade jovem, algo que é extremamente incomum.
Numa “situação baseada em comida”, um urso “não está disposto a desistir facilmente”, explica Lamb. “Eles ficam de guarda para garantir que não perdem os alimentos para outro animal”.
Lamb admite que os polícias não tiveram outra opção a não ser matar o urso envolvido no ataque em Bear Mountain.