Celebrar a CMCTV no Dia do Canadá

Correio da Manhã Canadá

Depois do mês da herança portuguesa, o mês de julho arranca recheado de motivos para celebrar. Foi precisamente há 5 anos, numa data simbólica – o Dia do Canadá –, que o canal de televisão do Correio da Manhã Canadá, a CMCTV, se estreou no país, com a proposta de entreter e informar a comunidade luso-canadiana exclusivamente em língua portuguesa.

A data não foi escolhida ao acaso e reflete a forte integração da comunidade portuguesa no país, a par do valor da inclusão, que muito nos orgulhamos de promover ao longo da nossa trajetória, não só enquanto jornal impresso, que em breve também completa 10 anos, mas também enquanto projeto televisivo.

“Os programas falados em português são de muito interesse para todos nós”, dizia, há 5 anos, o diretor do Correio da Manhã Canadá, Eduardo Vieira, a propósito do início do projeto. “Além de estarmos muito desviados de Portugal, há inúmeras pessoas que ainda têm casa e família no país de origem. Por isso, quisemos trazer a CMTV, que, em Portugal, tem estado à frente nas audiências dos canais do cabo, com bons programas e bons profissionais.”

Hoje, nas ‘bodas de madeira’ da CMCTV, congratulamo-nos por saber que a distância de que Eduardo Vieira falava há 5 anos se encurtou. Hoje, dizemos com orgulho que aproximamos diariamente os luso-canadianos de Portugal, mas não só. Enquanto projeto inclusivo, falamos para todos os que têm o português como língua materna, incluindo brasileiros, angolanos, moçambicanos e por aí além.

A todos os nossos leitores e telespectadores, a todos os nossos patrocinadores e demais pessoas que têm apoiado este projeto, deixamos um sentido agradecimento. Nada seria possível sem o vosso apoio. Nem sempre foi fácil – basta pensarmos na pandemia –, mas com espírito de resiliência, esse traço tão característico das comunidades imigrantes, tudo possível.

E agora, vamos celebrar?