
Um novo projeto-piloto entre a Metrolinx e a TTC vai permitir aos detentores do Metropass viagens ilimitadas, em partes da linha GO Transit em Toronto por uma taxa, noticiou a Citynews.
No final deste mês, os titulares do passe vão poder comprar um “sticker” GO mensal por 60 dólares para ser colocado no seu cartão.
O decalque permitirá viagens ilimitadas em comboios da Lakeshore, entre as estações de Exhibition, Union e Danforth, e em comboios de Stouffville, entre a Union e Danforth.
“Todos nós sabemos que, geralmente, há congestionamento nos nossos sistemas de transporte na região”, declarou o CEO da Metrolinx, Bruce McCuaig, durante uma conferência de imprensa na sexta-feira de manhã.
“O que estamos a tentar fazer com isto é ver qual é a nossa capacidade de atrair as pessoas para irem para diferentes partes dos sistemas de transporte público, a fim de equilibrar o congestionamento no metro versus o sistema de comboio GO.”
Ele adiantou que durante o projeto piloto de um ano, a GO Transit estará a adicionar nove comboios durante a hora de ponta – seis de manhã e três à tarde.
O CEO da TTC, Andy Byford, disse que a iniciativa faz parte de um plano maior para melhorar o serviço, o que inclui a adição de comboios de metro, embarque em todas as portas do elétrico 504 King, o sistema de pagamento Presto, novos elétricos, e extensões de metro e LRT.
Uma viagem só de ida no GO Transit, entre a Exhibition e Union custa 5.20 dólares. Da Danforth até à Union, tem um custo de 5,35 dólares.
Os “stickers” vão estar à venda em 26 de janeiro, nas estações da Danforth, Exhibition, e Union.
McCuaig estimou que centenas de utilizadores do Metropass poderão tomar parte no projeto quando este começar a 1 de fevereiro.