

A Suncor Energy Inc., conhecida pela sua enorme presença nas areias betuminosas de Alberta, está a reduzir a sua força de trabalho em 1000 trabalhadores e a cortar mil milhões do seu Orçamento de capital fixo, numa altura em que a empresa lida com queda do preço do petróleo, noticiou a Canadian Press.
A Suncor, sediada em Calgary, salienta que os cortes de empregos afetarão principalmente empreiteiros, mas incluem também algumas posições de funcionários. No seu relatório anual mais recente, a Suncor indicou que tinha 13.946 trabalhadores.
Em novembro, a Suncor previu que os gastos de capital para 2015 se situassem entre 7.2 e 7,8 mil milhões de dólares. Na época, o petróleo custava cerca de 75 dólares por barril, e o cartel do petróleo da OPEP ainda não havia anunciado a sua intenção de manter a sua produção, em vez de reduzi-la para sustentar os preços.
Na terça-feira, o preço de referência do petróleo encontrava-se em 45,89 dólares por barril, menos de metade do que acontecia há apenas seis meses.
“As reduções de gastos de hoje, são coerentes com o nosso compromisso de gastar dentro das nossas possibilidades e manter um balanço forte. Vamos monitorizar o ambiente de preços e tomar outras medidas, conforme necessário”, disse Steve Williams, o CEO da Suncor, através de comunicado.
Os projetos que ainda não foram dados para aprovação final pelo Conselho de Administração da Suncor estão a ser adiados, como as expansões para o projeto de MacKay River, no nordeste de Alberta, e o desenvolvimento do White Rose, ao largo da costa leste.
Mas os grandes projetos em construção, como o da mina de Fort Hills (13.5 mil milhões de dólares), a norte de Fort McMurray, Alberta, e o campo de Hebron, na «offshore» de Newfoundland, estão a avançar conforme previsto.