
A nossa viagem começou na semana passada, quando o Gabinete do primeiro-ministro revelou que Justin Trudeau nomearia o seu novo gabinete no dia de hoje – cinco semanas inteiras após as eleições federais de 20 de setembro. Desde que a notícia saiu, especialistas e membros do Partido Liberal foram inundados numa intensa especulação sobre “quem estará dentro e fora” do círculo interno do primeiro-ministro.
As apostas em Ottawa, na capital, começam a fazer-se, mesmo entre todos os que fazem parte do partido de Trudeau. Convém lembrar que aqueles que realmente sabem sobre a configuração do novo gabinete – não mais do que três a quatro conselheiros – não disseram nada aos media. Faltam poucas horas para que o país saiba, caro(a) leitor(a). Acompanhe a viagem de hoje nas nossas redes sociais, ou no canal 893 da Bell Fibe, a televisão do Correio da Manhã Canadá que traz diariamente às 20h30 as principais notícias do Canadá, de Portugal e do mundo. Pode, inclusive, saber de tudo num restaurante de Ontário. Se estiver pela província, realçamos que vários estabelecimentos, incluindo restaurantes e ginásios, deixaram de ter limites de capacidade. A apresentação do certificado de vacinação continua, no entanto, a ser obrigatória.
As coisas começam a compor-se aos poucos. Esperamos que, lá para março do próximo ano, possamos andar sem máscara e, ainda ter novidades, no que concerne à nova sede do sindicato de trabalhadores da construção, a LiUNA 183 que está a ser feita em Vaughan. A equipa do Correio da Manhã Canadá viajou até ao norte de Toronto para ser testemunha do andamento das obras, num evento promovido pela Local. Os próximos anos prometem ser de grande demanda por construção na província de Ontário, e os novos centros de treino da LiUNA terão um papel fundamental para o crescimento económico da província.
Durante a viagem semanal por Ontário, encontramos Chrystia Freeland no Children’s Hospital of Eastern Ontário em Ottawa. A vice-primeira-ministra e ministra das Finanças do Canadá, abordou a remodelação do apoio federal que está a ser dado aos trabalhadores e às empresas. O valor astronómico de 7,4 mil milhões de dólares será dirigido aos mais afetados pela pandemia. A culpada de todos os males, nos dias de hoje. É o que se diz por aí. Não nos fazemos de rogados e também o dizemos sem pestanejar.
Tivemos que fazer o encerramento em Ontário, para variar, caro(a) leitor(a) onde testemunhamos o triunfo de uma filha da terra, Maggie Mac Neil, que foi eleita a melhor atleta dos Jogos Olímpicos de Tóquio.