
Os pacientes de um hospital psiquiátrico de Montreal estão agora dependentes de água engarrafada após serem revelados níveis de chumbo na água da torneira da unidade. Uma situação que se mantém há cerca de três semanas.
Os residentes de uma área do Douglas Mental Health University Institute em Montreal não conseguem beber a água da torneira porque contém níveis perigosos de chumbo.
Os residentes do Douglas’ Levinschi Pavilion, atualmente alugado por uma organização privada de saúde mental e assistência, têm bebido água engarrafada há, pelo menos, três semanas.
Ao que tudo indica, os testes de água no pavilhão revelaram níveis de chumbo quase três vezes superiores ao limite aceitável.
Sendo o chumbo uma neurotoxina, a exposição indevida ao metal da água potável pode resultar em hipertensão, doenças cardíacas e renais em adultos e problemas neurológicos e comportamentais em crianças.
Segundo a Rede Integrada de Universidades de Serviços Sociais e de Saúde de Montreal, também conhecido como CIUSSS, os problemas de chumbo foram encontrados pela primeira vez “durante um teste de rotina anual”.
O CIUSSS afirma que está em negociações com a autarquia de Montreal para determinar a origem do chumbo e o que pode ser feito para corrigir o problema.