Especialistas de Ontário pedem cautela nos próximos meses

Foto: Matteo Jorjoson/Unsplash
Foto: Matteo Jorjoson/Unsplash

Uma nova análise da Tabela Consultiva Científica de Ontário revelou que as contagens de casos de Covid-19 são menores, mas que há possibilidade de crescerem exponencialmente se as medidas de saúde pública ainda em vigor forem levantadas.

Um grupo de cientistas que aconselha o Governo de Ontário revelou recentemente que a quarta onda da pandemia parece ter atenuado, mas alerta que não há ‘espaço de manobra’. Uma nova análise agora aponta para um aumento exponencial de casos do novo coronavírus se as restrições forem suspensas prematuramente.

As projeções, divulgadas pela Tabela Consultiva Científica de Ontário na tarde de terça-feira, sugerem que a média de sete dias de novos casos está a caminho de ficar abaixo dos mil durante a grande parte do mês de outubro, desde que não haja mudança no comportamento dos cidadãos ou nas normas provinciais.

E, na verdade, se o Governo provincial suspender a maioria das restantes restrições – um cenário que os cientistas admitem ser improvável – a contagem de casos provavelmente ultrapassará os 5 mil até ao final de novembro.

Num cenário mais otimista, com base numa redução de 25% na transmissão da Covid-19 na região, a contagem de casos diminuiria de forma constante e cairia para algumas centenas por dia em novembro.

De acordo com o grupo científico, “há uma ampla gama de projeções de casos que refletem uma situação frágil e um alto grau de instabilidade à medida que o tempo frio se aproxima, com mais tempo passado nos interiores dos estabelecimentos”.

As últimas projeções divulgadas pelo grupo, a 1 de setembro, advertiam que a contagem diária de casos poderia chegar aos 4 mil até outubro se a província continuasse na trajetória em que estava na altura.

A Tabela Consultiva Científica de Ontário também revelou que atualmente a região está a “caminhar num fio estreito”, com a contagem de casos a diminuir em 19 das 34 unidades de saúde de Ontário, mas a aumentar entre o grupo de crianças de idade escolar – dos 5 aos 11 anos – que não está ainda elegível para ser vacinado.

Os cientistas ainda alertam que é “muito cedo para ver o impacto do aumento dos contatos com o regresso à escola e aos locais de trabalho”, criando mais incertezas no início de outubro.

Em suma, eles dizem que “está tudo a correr bem, por enquanto”. Acrescentam, também, que para controlar casos de Covid-19, hospitalizações e mortes, devem novamente aumentar as taxas de vacinação e manter as atuais medidas de saúde pública até que muitos mais (e mais jovens) ontarianos sejam vacinados.