FITCH BAIXA O RATING DA DÍVIDA A LONGO PRAZO DA PROVÍNCIA DO ONTÁRIO

A Fitch Ratings baixou a classificação da dívida a longo prazo do Ontário na sexta-feira, apontando para os

A Fitch Ratings baixou a classificação da dívida a longo prazo do Ontário na sexta-feira, apontando para os "riscos" no caminho do governo Liberal em atingir a meta de equilibrar o orçamento até 2017-18, noticiou a Canadian PressA Fitch Ratings baixou a classificação da dívida a longo prazo do Ontário na sexta-feira, apontando para os “riscos” no caminho do governo Liberal em atingir a meta de equilibrar o orçamento até 2017-18, noticiou a Canadian Press.

A agência de notação reduziu o seu rating de incumprimento a longo prazo de AA para AA-, sublinhando que serão necessárias “ações difíceis” para a província poder alcançar a sua meta de eliminar o défice de $12,5 mil milhões.

“A descida para AA- reflete a preocupação da Fitch de que os riscos permanecem para alcançar as suas metas e tanto o peso da dívida e o défice acumulado permanecerão significativamente elevados”, alertou a agência.

O ministro das Finanças do Ontário Charles Sousa disse que o governo continua empenhado em eliminar o défice em 2017-18, mas o anúncio da Fitch ressalta os desafios que a economia da província enfrenta.

“O nosso governo tem sido consistentemente claro que devemos manter o foco, numa altura em que a nossa economia emerge dos efeitos da grande recessão global”, declarou Sousa em comunicado, sublinhando a preocupação do governo em apresentar um orçamento que aponta para investimentos estratégicos no crescimento económico e criação de emprego, mas sem esquecer o controlo da despesa.

A Fitch também melhorou a perspetiva dos ratings do Ontário de negativa para estável.

No entanto, a Fitch observou que, embora as metas orçamentais de curto prazo tenham sido ultrapassadas, a total recuperação fiscal após a recessão global “continua a estar a vários anos de distância.”

O Auditor geral do Ontário emitiu um alerta semelhante na semana passada, advertindo que, apesar do trabalho do Ontario para eliminar o seu défice, o aumento da dívida líquida da província – a diferença entre os seus passivos e ativos totais – pode ter uma série de implicações negativas nas suas finanças no futuro.

Em 2017-18 a dívida líquida da província terá subido para $325 mil milhões, mais do dobro dos $156,6 mil milhões de há uma década atrás, estimou o relatório.

A agência de classificação de crédito Moody’s mudou a classificação da dívida do Ontário, em julho, de estável para negativa, citando preocupações sobre a capacidade da província em eliminar o défice, como previsto.

Os partidos da oposição do Ontário têm há muito expressado o seu ceticismo de que o governo Liberal seja capaz de cumprir a sua meta de equilíbrio das contas públicas em 2017 /18.