Taxa de inflação subiu 4,1% em agosto no canadá, a maior desde 2003

Foto: markus spiske/unsplash
Foto: markus spiske/unsplash

O canadá vê agora a maior taxa de inflação desde 2003. Segundo dados da casa nacional de estatísticas, statistics canada, a taxa de inflação subiu 4,1% em agosto.

A taxa de inflação do canadá atingiu o ponto mais alto nas quase últimas duas décadas no mês passado, com o índice de preços ao consumidor em agosto registando uma subida de 4,1% em comparação com 2020. A informação é da da casa nacional de estatísticas, statistics canada.

O ritmo anual cresceu dos 3,7% registados em julho, e marcou o maior aumento anual da inflação desde março de 2003.

O aumento foi impulsionado pelo aligeirar das restrições económicas e por questões da cadeia de abastecimentos. Os preços dos veículos novos viram um aumento ano a ano de 7,2% em agosto, o mais rápido desde 1994. Já os preços de mobiliário, que foram afetados por atrasos e custos mais altos, aumentaram 8,7%.

De acordo com especialistas em economia, a leitura da inflação de agosto é provavelmente o pico, mas as leituras elevadas podem continuar durante meses por causa da pressão contínua sobre os preços da energia, alimentação e habitação.

Os preços da gasolina aumentaram 32,5% em agosto em relação ao mesmo período no ano passado, impulsionados pela produção mais baixa, em comparação com os níveis pré-pandémicos.

O statistics canada disse que o número de inflação anual em agosto teria sido 3,2% se tivesse excluído os preços da gasolina do cálculo.

Também a elevar os preços em agosto está o aumento dos preços da carne, que subiram 6,9%, e que o statistics canada disse ser, em parte, devido à crescente procura de restaurantes.

O índice de preços ao consumidor está em alta desde o início do ano e, desde abril, está acima da meta do banco do canadá, entre 1% e 3%.”