

O primeiro-ministro Stephen Harper diz que a abordagem de Alberta aos preços e controlo das emissões de gases de efeito estufa poderá servir de modelo para toda a América do Norte, avançou a Canadian Press.
Numa entrevista de fim de ano com a CBC News, Harper insistiu que o Canadá não pode impor novas regras no seu setor de petróleo e gás, a menos que os Estados Unidos o façam também.
Mas ele acrescentou que está a propor ativamente aos EUA e ao México que eles trabalhem com o Canadá para reduzir as emissões “numa base continental”, e o modelo de Alberta é aquele que poderá funcionar para os três países.
Em Alberta, os principais emissores devem reduzir a intensidade das suas emissões. Se eles não puderem fazer isso, melhorando o seu desempenho industrial, eles podem comprar créditos de compensação ou podem pagar para um fundo de tecnologia – $15 por tonelada de emissões. Esse fundo, por sua vez, faz com que os investimentos no setor privado sejam destinados a desenvolver tecnologia de redução de emissões.