Notícias dos Açores: Ribeira Grande ganha ‘município amigo do desporto’

Foto: NO Revista
Foto: NO Revista

E voamos agora até aos Açores com as mais recentes novidades. A cidade da Ribeira Grande foi distinguida com o prémio ‘Município Amigo do Desporto’ – uma iniciativa da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto. Além disso, mais de 350 artistas concorreram ao programa de residências artísticas do Azores 2027. Os resultados vão sair a 15 de setembro

A Câmara Municipal da Ribeira Grande recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o galardão ‘Município Amigo do Desporto’, uma distinção atribuída na cerimónia que decorreu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e que contou com a presença do vereador do Desporto da autarquia, Filipe Jorge. O prémio é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto.

Instituído pela primeira vez em 2016, o programa integra um grupo de boas práticas em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas atividades físicas e desenvolvimento desportivo.

Pretende distinguir, anualmente, os municípios que desenvolvem uma política de apoio ao desporto e as boas práticas de intervenção no âmbito municipal, bem como o contributo destas para o desenvolvimento desportivo.

O galardão assenta na análise da organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

Residências artísticas Azores 2027 recebem 358 inscrições

A convocatória para o programa de residências artísticas ‘9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas’ do Azores 2027, em parceria com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e com a Associação Cultural Part’ilha, recebeu mais de 350 candidaturas válidas.

De acordo com a nota enviada às redações, os resultados serão conhecidos a 15 de setembro.

As candidaturas são provenientes de artistas de várias ilhas dos Açores, nomeadamente de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Flores e Faial, como também da ilha da Madeira e de Portugal continental, com destaque para artistas de Lisboa, Porto, Braga, Évora, Faro e Coimbra.

Além disso, houve também candidaturas de artistas açorianos a residir na Noruega, Espanha e Holanda.

As candidaturas submetidas são, essencialmente, “nas áreas da literatura, teatro, dança, música, performance, fotografia, instalação, pintura, vídeo e cinema”.

As residências artísticas decorrem entre 30 de setembro e 4 de dezembro deste ano e serão selecionados nove projetos de nove artistas individuais que farão uma residência artística durante 10 dias numa das ilhas açorianas.

“Cada artista selecionado vai receber um cachê de 1500 euros e terá, ainda, ao seu dispor uma bolsa de produção de até mil euros, e contará com apoio logístico que inclui alojamento, alimentação e transporte”, refere a nota.