
O Banco do Canadá vai manter a taxa de juros a 0,25%, descartando a expectativa de crescimento económico para 2021. Embora o quadro pandémico esteja a melhorar, isso não foi suficiente para alterar a taxa em vigor.
O Banco do Canadá revelou que a economia doméstica vai crescer a um ritmo ligeiramente mais lento do que se esperava em 2021. A taxa básica de juros vai ficar nos 0,25%, ainda que os riscos da pandemia da Covid-19 estejam gradualmente a diminuir. Um valor que se tem mantido desde o início da pandemia.
O banco central canadiano espera que a economia cresça 6% em 2021, um número abaixo da previsão anterior de 6,5%. No entanto, o banco prevê um crescimento de 4,6% em 2022, que está acima da previsão anterior de 3,7%.
A razão para um crescimento económico em 2021 mais baixo do que se esperava tem a ver com um primeiro semestre do ano mais fraco, prejudicado por bloqueios.
Mas com as restrições de saúde pública parcialmente ou totalmente suspensas em todo o país, o banco central agora espera que os consumidores comecem a gastar mais.
No cenário que o banco apresentou na quarta-feira, a inflação está acima dos 3% no resto do ano por causa dos preços mais altos da gasolina e dos serviços. A inflação também se mantém acima da meta de 2% do Banco do Canadá no próximo ano de 2022 e no ano seguinte.
