QUINTA EXPLORAÇÃO AVÍCOLA NA B.C. EM QUARENTENA DEVIDO A GRIPE AVIÁRIA

QUARENTENA DEVIDO A GRIPE AVIÁRIAUma quinta exploração avícola foi colocada de quarentena no Fraser Valley, na Columbia Britânica (B.C., na sigla inglesa), onde se espera que um número estimado de 140.000 aves sejam sacrificadas para conter a gripe aviária, avançou a Canadian Press no sábado.

O veterinário-chefe do Canadá, Dr. Harpreet Kochhar, diz que o vírus já foi confirmado numa segunda quinta de perus em Abbotsford, depois de um produtor se ter oferecido para ter os animais testados.

Na sexta-feira, os funcionários da Agência de Inspeção de Alimentos do Canadá começaram a destruir as aves num aviário de frangos em Chilliwack, onde a estirpe da gripe H5N2 foi detetada pela primeira vez.

A veterinária-chefe da B.C., Dr. Jane Pritchard, refere que a mais recente quinta a ser colocada de quarentena não tinha ligações com as outras instalações.

Sete países já impuseram restrições sobre a importação de aves ou de produtos de aves domésticas da B.C. ou do Canadá.

O vírus altamente contagioso espalhou-se, apesar de uma zona de contenção de três quilómetros ao redor das fazendas infetadas, e Kocchar adianta que pode ser devido a aves migratórias.