Sem-abrigo retirados de acampamentos no Trinity Bellwoods Park

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

Os cidadãos sem-abrigo na cidade de Toronto estão a ser removidos do Trinity Bellwoods Park, onde se encontravam acampados esta manhã. A autarquia, que já tinha dado o aviso da ordem de despejo no passado dia 12, oferece um espaço interno seguro para os acolher.

O dia 22 de junho foi o último dia do aviso de invasão emitido pela autarquia de Toronto para os sem-abrigos acampados no Trinity Bellwoods Park. Com o prazo de dez dias já terminado, as autoridades locais foram obrigadas a remover os indivíduos vulneráveis num acampamento que a autarquia estima que abrigava entre 20 e 25 sem-abrigos.

O aviso informava que os acampados teriam tempo para embalar dois sacos com pertences para levar com eles. Todos os restantes itens seriam recolhidos pelas autoridades e armazenados por até 30 dias, para recolha posterior.

Num tweet, a Câmara Municipal de Toronto informou, também, que os indivíduos sem casa, abrigados no Trinity Bellwoods Park, poderiam ir para um “espaço interno seguro, com acesso a refeições, chuveiros e lavandaria” e com acesso a “apoios à saúde física e mental”, oferecido pela autarquia. Mas apenas três residentes do acampamento aceitaram a oferta.

Isso deve-se à falta de confiança dos sem-abrigos sobre esses espaços. Eles dizem que não são uma opção desejável, em parte devido ao limite de pertences permitidos e às regras e toques de recolher impostos.

Além disso, houve quem não tivesse ficado contente com a ação de despejo da autarquia. Segundo a polícia de Toronto, entre 50 e 60 manifestantes dirigiram-se ao Trinity Bellwoods Park para mostrar o descontentamento.

Mas as autoridades garantem que os acampamentos não são lugares seguros e que a autarquia continua focada em ajudar essa população vulnerável com serviços de ajuda e encaminhamentos pacíficos para pessoas que dormem ao ar livre.