
António Guterres, o diplomata e ex-primeiro-ministro português, foi reeleito como secretário-geral da Organização das Nações Unidas. Uma vitória parabenizada pelo primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.
António Guterres está de parabéns! O ex-primeiro-ministro português que tem operado como o nono secretário-geral da Organização das Nações Unidas, foi novamente eleito para o cargo.
E o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, escreveu um comunicado dirigido ao diplomata português a parabenizar pela reeleição.
Na declaração, Trudeau destaca os “últimos quatro anos e meio em que Guterres avançou com reformas para tornar a ONU mais eficaz”, dizendo que o deputado português “trabalhou incansavelmente para reunir os países para enfrentar os desafios que afetam a comunidade global”. Isso incluiu as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável e a construção da paz.
Além disso, o primeiro-ministro canadiano também falou sobre o papel de António Guterres na orientação para a resposta da ONU à pandemia global da Covid-19, que incentivou a uma colaboração internacional e ofereceu soluções abrangentes para crise de saúde no mundo todo.
António Guterres exerce funções de secretário-geral da ONU desde 2017. Anteriormente, o deputado foi eleito secretário-geral do Partido Socialista português em 1992, mantendo o cargo durante dez anos.
Entre 1995 e 2002, foi primeiro-ministro nos mandatos de presidência da república portuguesa de Mário Soares e Jorge Sampaio.
Em 2005, foi nomeado para o cargo de alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados. Um cargo que manteve até 2015.
A 7 de abril de 2016, tomou posse como conselheiro de Estado, designado pelo atual presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Esse cargo foi renunciado após a eleição como secretário-geral da ONU, a 24 de novembro de 2016.
