Consumidores do Canadá com dívidas de 2,08 triliões de dólares

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

A dívida dos consumidores canadianos é de mais de 2 triliões de dólares. A agência de créditos dos Estados Unidos, Equifax, diz que o perfil da dívida dos canadianos mudou durante a pandemia.

A agência de créditos dos Estados Unidos, Equifax, disse que a dívida do consumidor canadiano ficou em mais de 2 triliões de dólares (2,08 triliões) no primeiro trimestre de 2021, mais alta 0,62% em relação ao quarto trimestre de 2020, e quase 5% (4,78%) em relação ao ano anterior.

O aumento foi impulsionado, em grande parte, pelas hipotecas. Registou-se um crescimento de mais de 40% em novas hipotecas em relação ao ano passado, altura em que o país conheceu a pandemia da Covid-19.

No entanto, Rebecca Oakes, vice-presidente e assistente de Análises Avançadas da Equifax, disse que a taxa de novas hipotecas no último trimestre caiu, em comparação com o último trimestre de 2020.

Oakes disse que os maiores aumentos na dívida do consumidor aconteceram em British Columbia e em Ontário, resultado direto dos altos preços das casas nas províncias.

Outros itens de crédito de alto valor, como linhas de crédito, também foram responsáveis pelo aumento geral da dívida canadiana.

Oakes disse que existiu um aumento de 60% nas linhas de crédito de valor da propriedade, o que pode ser preocupante caso as taxas de juro comecem a subir.

A Equifax também observou um aumento no leasing de automóveis em oposição ao financiamento de automóveis, o que Oakes disse que poderia estar relacionado aos custos mais altos dos carros que estão a ser vistos no mercado dos EUA.

Os consumidores continuam a beneficiar do apoio financeiro do Governo durante a pandemia, mas Oakes alerta que é preciso ter noção de que os apoios podem diminuir a qualquer momento.