CONSERVADORES REIVINDICAM VITÓRIA NA ELEIÇÃO PARCIAL DO CÍRCULO ELEITORAL DE WHITBY-OSHAWA

Pat Perkins sobe ao palco em Whitby, Ontário - segunda-feira, 17 de novembro, 2014. (The Canadian Press / Nathan Denette)
Pat Perkins sobe ao palco em Whitby, Ontário - segunda-feira, 17 de novembro, 2014. (The Canadian Press / Nathan Denette)
Pat Perkins sobe ao palco em Whitby, Ontário - segunda-feira, 17 de novembro, 2014. (The Canadian Press / Nathan Denette)
Pat Perkins sobe ao palco em Whitby, Ontário – segunda-feira, 17 de novembro, 2014. (The Canadian Press / Nathan Denette)

Os conservadores conseguiram segurar o assento parlamentar da área suburbana de Toronto, deixado vazio com a morte de Jim Flaherty – mas o seu domínio sobre o círculo eleitoral reduziu significativamente.
A candidata Tory, Pat Perkins, completou a vitória na eleição parcial em Whitby-Oshawa, sustendo um surpreendentemente forte desafio da candidata Liberal, Celina Caesar-Chavannes.
Perkins capturou 49,2 por cento dos votos para os conservadores, enquanto que Caesar-Chavannes obteve 40,7 por cento – um salto de 26 pontos em relação ao resultado Liberal em 2011.
O ex-ministro das Finanças Flaherty, que morreu repentinamente na primavera passada, venceu aquele círculo eleitoral com uns confortáveis 58 por cento em 2011, mais de 30 pontos à frente do seu rival mais próximo.
Já a Novo Democrata (NDP) Trish McAuliffe, que alcançou respeitável segundo lugar na luta eleitoral de 2011, perdida para o vencedor Flaherty, com 22 por cento dos votos, caiu bruscamente para menos de 8 por cento.
O colapso do apoio NDP em Whitby-Oshawa segue-se à perda do partido do distrito eleitoral de Trinity-Spadina, no centro de Toronto, para os liberais, na eleição parcial realizada em julho passado.
O resultado apertado sugere que os liberais em crescimento devem ser tidos em conta nos círculos eleitorais das áreas suburbanas cruciais à volta de Toronto – um campo de batalha chave nas eleições gerais do próximo ano.
Na outra eleição parcial realizada ontem, em Yellowhead, Alberta, o candidato conservador Jim Eglinski, um ex-oficial da RCMP e ex-presidente de Fort St. John, obteve a vitória com 62,6 por cento dos votos – muito à frente do candidato Liberal Ryan Maguhn, com 20 por cento, e do Novo Democrata Eric Rosendahl, com 9,5 por cento.
Mesmo assim, a margem da vitória conservadora baixou em relação a 2011, quando Rob Merrifield venceu o círculo eleitoral com 77 por cento dos votos – um colossal diferença de 64 pontos para o segundo colocado NDP.
O comparecimento às urnas, nos dois círculos eleitorais, foi baixo, como é típico nas eleições parciais: 31,8 por cento em Whitby-Oshawa e apenas 16 por cento em Yellowhead.