
E já há mais informações sobre a conferência virtual entre o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e o presidente norte-americano Joe Biden. Os líderes dão as boas vindas ao plano de revitalização e expansão da aliança entre o Canadá e os Estados Unidos.
Foi no passado dia 23 de fevereiro o encontro entre Justin Trudeau, primeiro-ministro canadiano, e Joe Biden, novo presidente dos Estados Unidos.
Na primeira reunião, ainda que virtual, do mais recente eleito presidente norte-americano, Biden e Trudeau arrancaram o encontro com o compromisso de seguir o chamado plano de revitalização e expansão dos laços entre os países vizinhos.
Os líderes políticos discutiram formas de trabalharem em conjunto para pôr fim à pandemia em ambos os países, mas sem antes de garantirem que todos os cidadãos sejam vacinados.
Além disso, Biden e Trudeau discutiram a importância de evitar que algumas medidas sejam um obstáculo ao comércio e à segurança da rede de abastecimentos entre os dois países.
Também esteve em cima da mesa a recuperação económica, com o objetivo de apoiar as pequenas e médias empresas no futuro. O racismo sistémico, a discriminação e a exclusão também foram assuntos abordados.
Não faltou o diálogo sobre as prioridades dos fóruns com a participação de vários países, incluindo o G7, o G20 e as Nações Unidas. Além do compromisso de Biden em ajudar na libertação dos dois canadianos detidos na China, os líderes comprometeram-se em tornar reais as medidas de combate às alterações climáticas.
O encontro entre Trudeau e Biden foi mais um passo para reforçar os laços entre o Canadá e os Estados Unidos.
