

O ex-candidato à liderança David Bertschi recebeu a indicação de que não será autorizado a procurar a nomeação Liberal em Ottawa-Orleans, abrindo caminho para uma das estrelas recrutas de Justin Trudeau representar o partido na eleição do próximo ano, avançou a Canadian Press no domingo.
O General aposentado Andrew Leslie, um assessor do líder liberal na política externa, é agora o único candidato declarado no processo de nomeação.
Bertschi, que concorreu pelos liberais em Orleans, na eleição de 2011, informou os apoiantes no domingo que a sua candidatura tinha sido bloqueada e incentivou-os a protestar contra a decisão.
Ele refere que lhe foi dada uma série de razões, que ele não especificou, mas insiste que nenhuma delas é verdadeira.
No entanto, Bertschi tinha sido advertido, juntamente com outros candidatos à liderança, que não seriam autorizados a procurar uma nomeação, a menos que pudessem demonstrar um progresso significativo, reduzindo a sua dívida de campanha pela liderança de $150.000.
Bertschi salienta que a decisão, retransmitida para ele numa carta dos co-presidentes da campanha nacional Katie Telford e Dan Gagnier, é estritamente concebida para garantir a vitória do candidato preferido de Trudeau.
No domingo, Bertschi começou uma petição online pedindo ao partido que restabeleça um processo de nomeação aberto em Orleans.
Na noite de domingo, pouco mais de 100 apoiantes tinham assinado a petição.