COVID-19 NO CANADÁ: ENTRADA DE ESTRANGEIROS NO PAÍS FAZ DISPARAR NÚMERO DE INFEÇÕES

Foto: CHUTTERSNAP/Unsplash
Foto: CHUTTERSNAP/Unsplash

A chegada de estrangeiros ao Canadá está relacionada com o crescente número de infeções de Covid-19. São os mais recentes dados revelados pelo Health Canada.

O preocupante crescimento no número de casos de Covid-19 no Canadá está associado à chegada de estrangeiros ao país e às pessoas com quem eles mantiveram contacto próximo depois que entraram no país. Uma altura que coincide com o período de férias. É o que revela o Health Canada.

O passado mês de dezembro registou um número recorde desde o início da pandemia em março, onde quase 500 casos provinham de viajantes recentes. Já outubro e novembro, no mesmo período, registavam 204 e 312 casos respetivamente.

Ainda que as exposições ao vírus em viagens internacionais não registem 2% do número de infeções pelo novo coronavírus no país, as recentes entradas de estrangeiros em território canadiano têm contabilizado crescentes infeções.

E, embora o Governo canadiano imponha a quarentena obrigatória após a entrada no país, pôde-se contabilizar mais de 1200 casos de Covid-19 apenas no mês de dezembro de 2020 entre pessoas que tiveram contato próximo com um viajante recente. Nos dois meses anteriores, a média rondava os 700 casos.

Apenas nas primeiras três semanas de janeiro deste ano já puderam contabilizar-se 384 casos de infeções relacionados com viagens ao estrangeiro e 607 casos por contatos próximo com viajantes.

De notar que o Governo de Justin Trudeau está a preparar-se para impor restrições às entradas e saídas no país, entre as quais a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo à Covid-19 três dias antes do embarque para o Canadá.