
A Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá já recusou mais de 30 mil entradas de estrangeiros no país desde o início do período da pandemia. O Governo canadiano pretende restringir as viagens para dentro e fora do país apenas para fins essenciais.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, até aos primeiros dias de janeiro deste ano que a Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá já recusou a entrada de mais de 30 mil visitantes.
Esta decisão veio no seguimento do crescente número de casos do novo coronavírus no país e de forma a controlar o número de infeções em território nacional.
Os dados revelados pela agência indicam que nos últimos quase dez meses, cerca de 30.500 estrangeiros tentaram entrar no Canadá pelos EUA, por via aérea e terrestre. Além disso, mais de 750 estrangeiros tentaram entrar depois de chegar de avião de outros países.
30% dos cidadãos recusados vinham em viagem de turismo, 11% em viagem de lazer e 5% para compras não-essenciais. Os restantes 54%, a maioria, a agência citou “outros” como a razão para a deslocação ao Canadá. A interdição de entrada no Canadá por fins não-essenciais foi implementada após ser declarado o primeiro estado de emergência.
Por outro lado, o Governo canadiano tem sofrido pressões dos premiers das províncias para restringir as viagens não-essenciais ao estrangeiro dos seus cidadãos à medida que as regiões apresentam grandes picos de infeções.
Na verdade, o Governo canadiano não pode impedir que os cidadãos circulem para o estrangeiro, mas alerta que não o façam até que o vírus no país esteja controlado, sob risco de restrições no regresso.
