MERCADO IMOBILIÁRIO: MAIS OFERTA E PREÇOS MAIS BAIXOS EM IMÓVEIS NA GTA

Foto: Étienne Beauregard-Riverin/Unsplash
Foto: Étienne Beauregard-Riverin/Unsplash

Os mais recentes dados do Conselho Regional Imobiliário de Toronto revelam um aumento na oferta e uma baixa de preços em apartamentos e condomínios na GTA durante o último trimestre de 2020. Um padrão que se mantém em 2021. Os especialistas consideram esta altura a oportunidade perfeita para negociar o preço das casas.

O mercado da venda e de aluguer de apartamentos e condomínios residenciais está, nesta fase, a favor dos cidadãos da Área Metropolitana de Toronto (GrGTA). Os mais recentes dados revelados pelo Conselho Regional Imobiliário de Toronto indicam uma redução nos preços e um aumento significativo da oferta de apartamentos durante os últimos três meses de 2020. Um padrão que se repete também em 2021. Este crescimento permite uma maior margem para negociar o valor dos imóveis, que, no ano passado, ficaram, em muitas ocasiões, semanas e até mesmo meses por adquirir.

De acordo com o Conselho Regional Imobiliário de Toronto, as vendas de condomínios e apartamentos no quarto trimestre de 2020 aumentaram 20,7% em comparação a 2019. Os anúncios a imóveis também cresceram perto de 92% em 2020 em comparação com ano anterior. Por outro lado, o preço médio de venda dos apartamentos no país caiu 1,1% em 2020, ao passo que o preço médio na cidade de Toronto desceu para os 2,4% no mesmo ano.

A oferta de arrendamento de apartamentos cresceu vertiginosamente em 2020, num aumento de 86% em relação a 2019. Ao que tudo indica, a procura por casas foi estimulada pelo confinamento, pelo teletrabalho e pelas proibições de viagens ao estrangeiro. De acordo com o Conselho Regional Imobiliário da cidade, esta é a altura ideal para negociar imóveis.