ALUNOS DO SUL DE ONTÁRIO VOLTAM ÀS SALAS DE AULA

Foto: Neonbrand/Unsplash
Foto: Neonbrand/Unsplash

E foi no dia de ontem que o Governo de Ontário anunciou o retorno dos alunos ao ensino presencial para as zonas do sul da província. Já as restantes zonas permanecem com a telescola enquanto aguardam novas indicações.

Mais de cem mil alunos de unidades públicas da zona sul de Ontário vão poder regressar às salas de aula já no próximo dia 25 de janeiro. O anúncio foi feito pelo Governo provincial no passado dia 20.

O Ministério da Educação da região aponta sete unidades de saúde, incluindo os condados de Hastings, Prince Edward e Peterborough, que permitem retornar ao ensino presencial. Quanto às 15 restantes unidades no concelho, não foi ainda divulgada nenhuma data para a reabertura das escolas.

Para além disso, as regiões de Toronto, Peel, York, Windsor-Essex e Hamilton não têm previsão de retorno ao ensino presencial pelo menos até ao dia 10 de fevereiro, ao passo que as escolas do norte de Ontário reabriram no passado dia 11 deste mês.

Em comunicado, o ministro da Educação da província, Stephen Lecce, garantiu que a prioridade é o regresso das crianças às escolas e que são lugares seguros para a aprendizagem.

Para isso, o Governo provincial vai reforçar medidas de prevenção de infeção, como testes assintomáticos e de rastreio e o uso da máscara para os alunos entre o 1º e o 3º ano de escolaridade.

A província de Ontário investiu nas unidades de ensino da região ao dedicar 840 milhões para a redução do tamanho das salas de aula, o aumento da ventilação e a contratação de mais staff.