COVID-19: AS RESTRIÇÕES MANTÊM-SE MESMO COM A CHEGADA DA VACINA A ALGUMAS PROVÍNCIAS

Foto: Doug Ford/Facebook
Foto: Doug Ford/Facebook

A chegada da vacina da Pfizer e da BioNTech trouxe esperança para o fim da pandemia do novo coronavírus. No Canadá, e no resto mundo, as restrições mantêm-se até haver uma baixa de infeções.

A tão aguardada primeira vacina da Pfizer e da BioNTech contra o vírus da covid-19 foi aprovada e já está a ser administrada no Canadá, nas duas províncias mais afetadas.

Houve, entretanto, uma confusão com a informação sobre a primeira pessoa vacinada no país. Inicialmente foi indicado que a primeira pessoa a receber a vacina foi a profissional de saúde do lar de idosos de Toronto. Mas a primeira canadiana a ser vacinada foi, na verdade, Gisèle Lévesque, uma idosa de 89 anos, residente de um lar de longa permanência no Quebec. Em Ontário, com apenas meia hora de diferença, Anita Quidangen recebeu a primeira dose da vacina da província mais populosa do país.

O Quebec declara que os próximos grupos a serem vacinados são residentes de comunidades isoladas e qualquer pessoa com 80 ou mais anos. A região espera receber vacinas da Pfizer suficientes para vacinar até 28 mil pessoas até o início de janeiro. Ontário já recebeu seis mil doses e espera receber mais 90 mil até ao final deste mês.

Em Alberta, perto de quatro mil doses serão destinadas a médicos, enfermeiras, terapeutas respiratórios e trabalhadores domiciliares. Manitoba administra as suas primeiras doses para 900 profissionais de saúde. A província espera vacinar mais de cem mil pessoas até março do próximo ano.

British Columbia recebeu quatro mil doses que serão administradas aos trabalhadores de cuidados de longa permanência. Espera-se que 400 mil residentes sejam vacinados até março de 2021. Newfoundland and Labrador e New Brunswick vão receber perto de duas mil doses da vacina. Já Nova Scotia e Saskatchewan receberão o mesmo montante nos próximos dias.

A província da ilha Prince Edward pretende começar a vacinar inicialmente também os grupos prioritários. Nunavut receberá 51 mil doses de vacina da Moderna no primeiro trimestre de 2021 e vai priorizar os idosos e profissionais de saúde. Yukon também que receberá a mesma vacina que será suficiente para inocular 75% de seus residentes.

No Canadá, os surtos de casos de coronavírus numa boa parte das províncias obrigam a restrições maiores e mais apertadas, até que haja uma redução significativa de casos após a administração em massa da vacina. A cobertura vacinal para a maioria dos residentes do Canadá estima-se para o final de 2021.