GIGANTE SUECA ACABA COM CATÁLOGO EM PAPEL

Foto: Ikea
Foto: Ikea

O Ikea vai acabar com o seu catálogo físico de produtos. A gigante sueca justifica a decisão com mudanças no comportamento dos consumidores e com a vontade de reduzir a sua pegada de carbono.

Depois de mais de 70 anos de impressão, o Ikea decidiu parar de publicar o seu catálogo em papel. Em comunicado de imprensa, a gigante sueca de móveis alega que a lista de produtos será agora totalmente digital.

O Ikea explica que “os tempos estão a mudar” e que decidiu transformar o seu “modelo de negócios para se tornar mais acessível e digital, enquanto adota novas formas de se conectar com mais pessoas”. Além disso, a empresa diz querer reduzir a sua pegada de carbono.

No auge da impressão do catálogo, em 2016, foram mais de 200 milhões de cópias distribuídas mundialmente, em 32 idiomas e em 50 países diferentes onde o Ikea opera.

Desde então, o consumo mediático e o comportamento do consumidor mudaram, sobretudo durante a pandemia. A empresa explica que essas mudanças fizeram cair o uso do catálogo físico.

No Canadá, as vendas online cresceram mais de 41% no ano passado. Segundo a empresa, as lojas canadianas receberam 22,9 milhões de visitantes em 2019. O site, contudo, registou no mesmo período 178,4 milhões de cliques, um número oito vezes maior.