CANADÁ NEGOCEIA DOAÇÃO DE VACINAS A PAÍSES POBRES

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O Canadá está a negociar um plano para doar doses da vacina da covid-19 a países desfavorecidos, após reservar unidades suficientes para vacinar todos os seus cidadãos. É o que asseguram fontes próximas do governo.

O Canadá está a planear doar uma parte das milhões de doses de vacinas contra o vírus da covid-19 que encomendou a sete fornecedores diferentes. Fontes próximas confirmam o decorrer de negociações entre outros governos e o Canadá sobre esta possível doação.

O Canadá, que encomendou mais doses per capita do que qualquer outro país do mundo, quer garantir o acesso dos seus cidadãos às diferentes vacinas, que requerem a aprovação da Health Canada.

A COVAX, uma colaboração global para acelerar o desenvolvimento, produção e acesso equitativo às vacinas da covid-19, seria, neste caso, o distribuidor das doses extras do Canadá para os países beneficiários.

No entanto, a COVAX, que é liderada pelo grupo de vacinas GAVI, não é considerada uma distribuidora de sobras, mas um grupo que compra e partilha vacinas pelo mundo.

Para além disso, um recente relatório do Center for Global Development estima que não haverá vacinas suficientes para todos até 2023.

O Canadá reservou 414 milhões de doses de vacinas para uma população de 38 milhões de habitantes, cinco vezes o número suficiente para vacinar todos os cidadãos. Estima-se que a maior parte das vacinas implique a toma de duas doses.