ESCOLAS, COMÉRCIO E SERVIÇOS FECHADOSEM NUNAVUT POR CAUSA DE SURTO

Foto: Pikrepo
Foto: Pikrepo

O governo do Nunavut decretou a paralisação do território, de forma a controlar o surto de covid-19. O comércio não essencial e as escolas foram obrigados a fechar portas esta quarta-feira.

Terça-feira, 18 de novembro, foi a data escolhida para o arranque de um novo “lockdown” em Nunavut. O governo local decidiu encerrar todas as escolas e estabelecimentos de comércio e serviços não essenciais. De portas fechadas passaram também a estar bibliotecas, ginásios e repartições públicas.

Os centros de saúde também deixaram de receber utentes, à exceção de situações de emergência. O Qikiqtani General Hospital, em Iqaluit, já não atende pacientes sem marcação.

Os ajuntamentos devem ainda obedecer a um limite de cinco pessoas.

De recordar, que o governo do Nunavut decretou medidas semelhantes em março, mas acabou por levantar as restrições durante o verão, por não ter casos de covid-19.

Um cenário que mudou a 6 de novembro, altura em que registou a sua primeira infeção desde o início da pandemia. Deste então, quatro comunidades do território do extremo norte do Canadá reportaram surtos.