
O Toronto Film Festival deste ano já deu o pontapé de partida. Arrancou ontem com várias sessões de cinema ao ar livre. Uma edição que decorre este ano como nunca antes na história.
Em tempos de restrições impostas pela pandemia, o Toronto Film Festival deste ano adaptou-se. Substituiu as passadeiras vermelhas e os anfiteatros pelo céu aberto e o mar de carros. A 45.ª edição arrancou na quinta-feira, dia 10 de setembro, com várias sessões de cinema ao ar livre.
O filme “David Byrne’s American Utopia” de Spike Lee ficou encarregue da abertura do festival. Foi exibido em três locais distintos de Toronto, dois dos quais em formato drive-in. Além disso, quatro outras produções, incluindo o filme tailandês “Get The Hell Out”, foram apresentados no TIFF Bell Lightbox.
O autarca de Toronto, John Tory, marcou presença na abertura do festival no Ontario Place, ao lado da portuguesa Joana Vicente, corresponsável pelo evento.
O TIFF decorre este ano como nunca na história. Uma edição ditada pelo distanciamento social para evitar o contágio de covid-19 e amplamente reduzida. Até ao dia 19 de setembro são exibidas cerca de 60 produções, em contraste com as várias centenas que normalmente compõem o festival.
Já os TIFF Tribute Awards mantêm-se este ano, mas em formato virtual. O evento de angariação de fundos acontece no dia 15 de setembro e conta com a atuação do lusodescendente Shawn Mendes.
