Pedra Badejo, Cabo Verde, 13 out (Lusa) – A empresa portuguesa Conduril terminou a construção da maior barragem de Cabo Verde, que terá também a maior albufeira, obra que, se as chuvas o permitirem, proporcionará uma revolução agrícola no norte da ilha de Santiago.
A barragem de Figueira Gorda, no concelho de Santa Cruz, interior de Santiago, é a maior infraestrutura hidráulica de Cabo Verde, com capacidade para armazenar cerca de 1,5 milhões de metros cúbicos de águas pluviais, e vai obrigar à reinstalação de 30 famílias.
Entrevistado pela agência Lusa no local, Pedro Ribeiro, diretor de Produção da Conduril – Sucursal em Cabo Verde, indicou que a barragem tem 32 metros de altura, um coroamento de 60 metros, é dotada de uma galeria para monitorização técnica e de um descarregador de superfície, bem como uma descarga de fundo.
