
Lisboa, 23 set (Lusa) — O ministro da Saúde reafirmou hoje a necessidade de um consenso alargado em Portugal, nomeadamente político, para preparar um serviço nacional de saúde a longo prazo, como preconiza um documento esta tarde apresentado em Lisboa.
O documento, “Um Futuro para a Saúde — todos temos um papel a desempenhar”, foi feito por vários peritos nacionais e internacionais, em resposta ao convite da Plataforma Gulbenkian para um Sistema de Saúde Sustentável para construir uma nova visão do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Após a apresentação do relatório, na Fundação Gulbenkian, o ministro salientou a novidade de haver pela primeira vez em Portugal um estudo para um horizonte temporal para 25 anos, no qual se diz que se pode construir o futuro partindo do SNS.