GRUPOS DE MEDIA ALERTAM PARA DESEMPREGO DEVIDO A PROPOSTAS DA CRTC

crtc (media)Uma empresa de marketing de media adverte que as mudanças propostas pelo regulador de transmissão do Canadá irá resultar em perdas de emprego significativas.
O GroupM Canada diz que impedir as emissoras de TV canadianas de transmitir publicidade canadiana em espetáculos dos Estados Unidos iria reduzir drasticamente as receitas.
E pelo menos um grande interveniente empresarial, BCE, salienta que a prática deveria ser ampliada, e não eliminada.
As declarações surgem numa altura em que a Comissão de Telecomunicações e Radio-televisão Canadiana (CRTC, na sigla inglesa) entrou no terceiro dia de audiências sobre o futuro da TV.
A CRTC propôs novas regulamentações que, se aprovadas, proíbem as emissoras de TV de substituir a publicidade dos Estados Unidos por spots publicitários canadianos em programas americanos.
A prática tem frustrado os telespetadores canadianos, especialmente durante grandes eventos desportivos, quando estes ficam impossibilitados de ver os anúncios que os espetadores americanos veem, por exemplo, durante o Super Bowl.
A CRTC salienta que as propostas são apenas uma diretriz para o debate durante as audiências.
O regulador também propôs, entre outras coisas, que os consumidores tenham a possibilidade de escolher os canais individuais que querem do cabo e provedores de serviços via satélite.
A chamada opção “pick-and-pay” custaria entre $20 e $30 por mês, conforme descrito nas propostas apresentadas pela CRTC em agosto.