TRABALHADORES NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM A POLÍTICA LABORAL DO GOVERNO FEDERAL

(Direitos Reservados)
(Direitos Reservados)
(Direitos Reservados)
(Direitos Reservados)

Na segunda-feira, as ruas de Toronto acolheram mais uma comemoração do ”Labour Day” (Dia do Trabalhador). A manifestação deste ano juntou milhares de pessoas que desfilaram em representação de mais de 30 sindicatos de todos os setores de atividade. Como é habitual, a oportunidade foi aproveitada pelos trabalhadores para demonstrarem o seu desagrado com a política laboral, nomeadamente a que tem vindo a ser implementada pelo governo Conservador de Stephen Harper.
Tom Mulcair, líder da Oposição Federal e do NDP, participou no desfile que percorreu a Queen St. W., tendo criticado não só o primeiro-ministro canadiano, mas também o líder Liberal Justin Trudeau, por aquilo que considera “falta de empenho” na abordagem às questões laborais.
Mulcair adiantou que “muitas das conquistas alcançadas pelos movimentos de defesa dos trabalhadores”, como a higiene, segurança e saúde no posto de trabalho e a igualdade salarial, “estão a ser atacadas” no Canadá. “Neste momento, na cidade de Toronto, mais de metade das famílias não têm um emprego a tempo inteiro, que lhes possa garantir segurança financeira”, referiu.
Paul Lefebvre, antigo presidente da IAMAW Local 2323, que representa mais de 4 mil trabalhadores do setor da aviação no Ontário, disse que o sindicato estava a participar nesta manifestação com o objetivo de enviar uma mensagem para Otava. “Consideramos que o nosso País deverá alterar o caminho político que está a seguir e penso que muitas pessoas sentem isso e esta manifestação está cada vez maior e mais participada por causa disso”, disse Lefebvre.
A família LIUNA participou no desfile do Dia do Trabalhador, com um significativo número de membros-trabalhadores e com a presença de duas bandas filarmónicas luso-canadianas, a Banda do Coração de Jesus e a Banda Nossa Senhora de Fátima.
Em breves declarações ao CMC, Jack Oliveira, Business Manager da LIUNA Local 183, considerou que este é um dia em que se festeja o contributo do trabalhador e do movimento sindical para a sociedade, lembrando que é também uma forma de defender os direitos dos trabalhadores e reconhecer o dia como deles.
Carmen Principato, Business Manager da LIUNA Local 506, adiantou que “este é um dia bonito para todos os trabalhadores”, apontando ainda a atual força do movimento sindical, como “um motivo de orgulho e de celebração de todos os membros que trabalham em nome da LIUNA”.
A LIUNA representa mais de 500 mil trabalhadores distribuídos por 400 delegações locais.
A edição deste ano, contou ainda com a participação de alguns políticos, entre os quais, o deputado federal pelo NDP, Andrew Cash, a candidata à presidência da câmara de Toronto Olivia Chow, e a vereadora luso-canadiana Ana Bailão que se recandidata a um segundo mandato à Assembleia Municipal da cidade por Davenport.