O DESCONFORTO ENTRE TRUDEAU E TRUMP

Correio da Manhã Canadá

Um curto vídeo envolvendo Justin Trudeau veio à tona e contribuiu para encerrar a cimeira do aniversário de 70 anos da NATO em discórdia. Isto porque as imagens mostram o primeiro-ministro canadiano a rir-se das atitudes imprevisíveis de Donald Trump. Ao ter conhecimento do vídeo, o presidente americano foi a público e acusou Trudeau de ter “duas caras”.

As filmagens mostram Trudeau conversando com Boris Johnson, Mark Rutte, Macron e com a princesa Anne. Na ocasião, o primeiro-ministro reclama do comportamento de Trump durante o primeiro dia da cimeira, que resolveu dar uma conferência de imprensa de 40 minutos e deixou a sua equipa de “queixo caído” com a surpresa. No vídeo, Johnson e Macron riem e participam na conversa, apesar de não ser possível escutar o que ambos falam. Tudo leva a crer que os líderes mundiais não perceberam que estavam a ser filmados, mas vale ressalvar que o nome de Donald Trump não é ouvido na gravação.

Em retaliação ao vídeo, o presidente americano cancelou a entrevista coletiva final que daria depois do encerramento da cimeira. E, além de acusar Trudeau de ter “duas-caras”, ele ainda acrescentou que apesar de achar o primeiro-ministro “uma boa pessoa”, acredita que ele não estava feliz, pois havia recebido um puxão de orelhas para que aumentasse os gastos do Canadá com defesa, que atualmente estão abaixo de 2% do PIB. Esta meta foi acordada pelos países membros da NATO e, apesar de se ter comprometido, Trudeau ainda não cumpriu o acordo. Trump ainda disse que Justin Trudeau conseguia aumentar os gastos, já que o Canadá é um país que possui dinheiro.

Após a repercussão do vídeo, Trudeau encontrou-se com o presidente americano e tentou explicar o contexto do que tinha dito, mas não se desculpou pelo acontecido. Apenas disse que os seus comentários diziam a respeito às conferências de imprensa não programadas e ao anúncio da conferência do G7 de 2020, que foi realizada em Camp David em vez do resort nacional Donald Trump, próximo de Miami.