MAIS UM CANADIANO DETIDO NA CHINA

Foto: Philip Jägenstedt
Foto: Philip Jägenstedt

A relação entre o Canadá e a China continua a piorar. As autoridades chinesas prenderam mais um cidadão canadiano, desta vez, na cidade de Yantai, a este da província de Shandong. A polícia chinesa diz que o caso está relacionado com drogas.

Desde que a dirigente da Huawei foi presa no Canadá a pedido dos Estados Unidos, sucedem-se os episódios de tensão. Muitos consideram que a China continua a retaliar. Desta vez, prendeu mais um canadiano, por alegada ligação a drogas.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano, o cidadão anónimo está a receber apoio consular. Vários estudantes e professores britânicos foram presos na mesma altura.

O episódio agrava a relação entre os dois países. A par das detenções de outros dois canadianos, o governo de Pequim também exerce pressão económica, devido às restrições nas importações de carne e de óleo de canola.

O presidente norte-americano já prometeu ajudar o Canadá. A China aconselha o país a ser menos ingénuo e a não confiar nos seus supostos aliados.