ÚNICA CENTRAL ELÉTRICA DE GAZA PAROU DEVIDO A BOMBARDEAMENTOS

gazaA única central elétrica da faixa de Gaza parou de funcionar depois do bombardeamento do exército israelita durante a última madrugada revelou Fathi al-Sheikh Khalil, o diretor-adjunto da autoridade da energia palestiniana.

As bombas danificaram o gerador de vapor antes de cair sobre os reservatórios de combustível que pegaram fogo.

Incêndios graves foram declarados no setor da central, no centro do território palestiniano, onde os veículos de socorro não conseguem entrar.

Esta central fornece cerca de 30% de toda a energia consumida em Gaza. 5 das dez linhas elétricas que têm origem em Israel e que aprovisionam Gaza com energia, foram também danificadas pelos bombardeamentos israelitas e os serviços de manutenção não conseguem entrar na zona de modo a reparar as ligações.

Além de uma escassez crónica de água, Gaza, sujeita em 2006 a um bloqueio imposto por Israel, sofre também de graves problemas de abastecimento energético.

De acordo com as as Nações Unidas, a procura elétrica de Gaza está estimada em 360 megawatts, sendo que 120 são fornecidos por Israel, 22 pelo Egito e 80 produzidos pela central.