EX-FUNCIONÁRIA ACUSADA DE FRAUDE DE PASSAPORTE

Passport
THE CANADIAN PRESS/Tom Hanson.
Passport
THE CANADIAN PRESS/Tom Hanson.

Uma ex-funcionária da Cidadania e Imigração do Canadá (CIC, na sigla inglesa) foi acusada de abuso de confiança, depois que ela supostamente ajudou 22 pessoas a obter fraudulentamente passaportes canadianos, informou a Real Polícia Montada do Canadá (RCMP, na sigla inglesa) na sexta-feira.
Aline Zeitoune, 50 anos, de Toronto, trabalhou para a Passport Canada, uma divisão da CIC. Zeitoune, que foi presa na quinta-feira, também enfrenta 96 acusações adicionais, referiu a RCMP.
Quatro das 22 pessoas também foram acusadas de crimes de passaportes. A RCMP indicou que a investigação começou em março de 2013, quando a força foi contactada pelos investigadores da CIC que suspeitavam que um dos seus funcionários processava aplicações fraudulentas.
“Suspeitamos que o acusado pode ter sido envolvido no esquema para ganho financeiro”, afirmou o sargento. Richard Rollings, porta-voz da RCMP no Ontário.
“No entanto, esta é uma investigação em curso e a exata motivação por trás do esquema ainda está por determinar.”
Rollings disse que não estava em posição de divulgar se as restantes 18 pessoas estão ou não no Canadá. A acusação de quebra de confiança, por si só, pode levar a uma pena de prisão de até cinco anos, explicou Rollings.