MINISTRO DAS FINANÇAS ALEMÃO CHAMOU ESTÚPIDOS AOS SERVIÇOS SECRETOS DOS EUA

Wolfgang schaeubleO ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, chamou estúpidos aos serviços secretos dos Estados Unidos por causa dos atos de espionagem num país aliado, acusando-os de recrutar “gente de terceira categoria”.
Apesar de considerar que a cooperação transatlântica na área das informações é relevante na luta contra o terrorismo, Schauble afirmou que tal não significa que os “americanos possam recrutar gente de terceira categoria na Alemanha” como agentes para a obtenção de informações secretas.
“É tão estúpido. É mesmo tão estúpido que só dá vontade de chorar”, disse Schauble ao canal de televisão alemão Phoenix, adiantando que “É por isso que a chanceler não está nada contente”.
A polícia alemã realizaou na quarta-feira uma operação de busca na residência e no escritório de um indivíduo, na zona de Berlim, suspeito de ser um contratado pelos serviços secretos alemães que é acusado de ter fornecido informações secretas aos Estados Unidos.
O caso foi conhecido na semana passada após a detenção de um homem de 31 anos que trabalhava nos serviços de informações da Alemanha (BND), suspeito de ter vendido 200 documentos à CIA.
Entre os documentos constam informações sobre os trabalhos de uma comissão parlamentar alemã sobre as ações de vigilância em grande escala da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, de que também foi alvo a própria chanceler Angela Merkel.