
17 Palestinianos, incluindo cinco mulheres e seis crianças, foram mortos esta quarta-feira, durante uma série de ataques aéreos israelitas na Faixa de Gaza, elevando para 38 o número de mortos, desde a meia-noite segunda-feira quando começou o ataque israelita, de acordo com os socorristas no local.
Os ataques provocaram também mais de 300 feridos em dois dias, de acordo com o porta-voz dos serviços de emergência médica, Ashraf al-Qodra.
O pior ataque aconteceu pouco depois da meia-noite, na cidade de Beit Hanoun, no norte do território palestiniano, a explosão de uma habitação matou o comandante local do grupo extremista, Jihad Islâmica, Hafez Hammad, ficou debaixo dos escombros da sua casa, com cinco elementos da sua família, incluindo duas mulheres e duas crianças.
A leste de Gaza, perto da fronteira com Israel, outro ataque matou dois irmãos com idades entre 12 e 13 anos em Chejaïya, enquanto um menino de 18 meses e sua mãe morreram em Zeitoun .
Noutro local, uma mulher de 40 anos e o seu filho de 14 anos foram mortos no ataque em Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza e a sul, em Rafah, um homem de 30 anos foi morto num ataque aéreo.
Já depois do amanhecer, um míssil disparado por um avião-robô israelita, matou um ciclista em Beit Lahiya (norte) tendo um segundo homem, motociclista ficado gravemente ferido deitado no chão e encontrado ainda na moto em que seguia.
Em Moughrada, no centro da Faixa de Gaza, uma mulher de 80 anos foi encontrada morta nos escombros da sua casa bombardeada e na mesma área, um míssil de fabrico israelita matou dois homens com idades entre 60 e 31 anos, num descampado perto do campo de refugiados de Nuseirat.
Na terça-feira, o balanço da ofensiva cifrava-se em 21 palestinianos mortos, 17 em ataques aéreos e quatro militantes do braço armado do Hamas, mortos depois de se terem infiltrado alegadamente em Israel, via mar, para um alegado ataque a uma base militar.
A Força Aérea israelita anunciou que realizou 160 raides aéreos na noite de terça-feira para quarta-feira, elevando o número de ataques para 430 desde o início da ofensiva lançada na segunda-feira à meia-noite.
Em simultâneo com a operação de Israel em Gaza, foram disparados pelo menos dez foguetes do lado palestiniano que atingiram Israel e outros 16 foram intercetados pelo sistema anti mísseis Iron Dome, incluindo dois na área de Tel Aviv.
Ao todo o exército israelita indica um total de 117 foguetes disparados a partir de Gaza, incluindo 45 destruídos em pleno voo.
Não se registaram vítimas do lado de Israel, mas a polícia adianta que um shopping ficou danificado em Ashdod, perto de Gaza.
Dos 117 foguetes disparados terça-feira, 45 envolveram grandes cidades, incluindo Jerusalém e Tel Aviv.
